lugares de pesca

 

Quando se pensa:  "pesca na Amazônia", imediatamente vem  a  mente, a imagem dum rio de águas barrentas  serpenteiando devagar em meio de uma selva impenetravel. Mas é preciso saber que ao oposto deste preconceito,  também existem  águas claras e limpas, rapidas, que correm sobre camas de areia, pedras, rochas, com quedas de agua que não seriam alguns elementos floristicos especificamente tropicais, apresentariam características em todos pontos semelhantes a de certos rios a salmonideos da Europa, da América do Norte e da Patagônia. Outros rios, quanto a eles, traçam as suas camas no meio de vastas savanas ou ainda de prados e pântanos ervosos Ã  aparência de pastos. A esta lista, se deve adicionar a miríade de lagos naturais, subsídios da floresta inundada a estação das chuvas, e barragens hidroeletricos às proporções faraônicas, sem esquecer as zonas litorais de mangais que também são selvas de verdade onde moram varias espécies marinhas e de agua salobra que permanecem clientes de primeira ordem para os mosqueiros.

    As correntezas do rio Xingu

Geralmente, as águas que vão reter a nossa atenção serão claras, e as vezes até límpidas, condição indispensaveis para uma pratica eficaz das pescas com iscas artificiais e particularmente com mosca onde o fator visual é fundamental.

Não é certamente no rio Solimões* ou outros gigantes como o Madeira que rolam águas limosas que vamos operar, mas sobre os   afluentes de agua clara  deles que são para citar alguns do entre conhecidos, os rios Xingu, Tapajos, Araguaia às águas transparentes, o ainda os rios Negro, Uatuma, Trombetas, Jari cujas águas acides chegando da bandeja das Guianas, são extremamente límpidas, apesar de uma cor de cola muito marcada..

        Rio costal num pântano da Guiana Francesa ( Marais de Kaw)

Em relação às topografias atravessadas, pescaremos as vezes de barco quando estivermos sobre zonas planes onde a vegetação da beira é densa, as vezes de pé ou até mesmo andando na agua em zonas de relevo onde a flora local  Ã© mais dispersada, mas onde emergências de rochas e bancos de areia constituem tantos ilhas e postos potenciais de onde poderemos arremessar as nossas moscas.

 

 

 

 

 

 


 

Page lue en 0,0127 seconde (5/0)