O ARUANÃ
osteoglossum bicirrhosum, osteoglossum ferreirai, da famÃlia dos osteoglossidaes
aruanã do rio Araca ( osteoglossum ferreirai)
Primo do pirarucu, mas de tamanho infinitamente menor, este estranho peixe é conhecido por naturalistas pela sua propensão a saltar fora d'agua nos galhos baixos, troncos e cipos das árvores* da beira a fim de apanhar as aranhas e outros besouros grandes que constituem a maior parte do seu cardápio diário. Um peixe adulto pode saltar mais de 1 metro fora da agua! Também se interessa aos peixinhos como... As nossas moscas.
O aruanã é essencialmente uma espécie encontrada nas bacias dos rios Amazonas, Orenoco, e Araguaia/Tocantins.
Com uma boca que evoca a do tarpão com dois barbos no queixo, o seu corpo alongado "armadurado" de grandes escamas brilhantes feito espelhos, apesar de um tamanho limitado ( 10/12 libras), o aruanã é um lutador muito bravo e empolgante, com uma defesa aérea e explosiva:. E um peixe esportivo muito simpático que nos oferece um prazer máximo na procura e captura dele.
O material:
vara n° 8, de acção rápida. Carretilha de tipo baby-tarpão/bonefish, linha flutuante de perfil salt-water ou bass-bug taper, e na ponta do lÃder, um pedacinho de fluorocarbon ou nylon duro de 30 a 50 libras, por causa dos dentinhos do aruanã.
A técnica:
Prospectar em prioridade as bancadas de capins aquáticos, próximo as praias e em baixo da vegetação da beira, onde é frequente observar aruanãs fazendo comoções e cÃrculos na superfÃcie. Faça trabalhar o streamer ou o popper com paradas e tremulações, pois muitas vezes o aruanã observa, seguindo a isca com o nariz colado nela, antes de decidir-se.
a boca do aruanã ( osteoglossum bicirrhoseum)
As moscas:
Imitações de peixinhos brilhantes ( clousers, surf-candies, EPflies) poppers, e porque não? Imitações de aranhas e besouros gigantes atadas em corpos de Popper...
* os nativos da Amazônia chamam o aruanã de " macaco d'agua"