A bicuda

A BICUDA

                                               Boulengerella s.p.p da família dos ctenoluciidaes

 

 bicuda do rio Xingu

De corpo roliço e alongado, o perfil  deste peixe lembra o do lúcio da Europa e da América do Norte. Os americanos chamam a bicuda de " amazonian pike" ( lúcio da amazônia). Uma característica marcante de nosso animal é uma boca em forma de bico, dura como concreto e pavimentada de dezenas de  pequenos dentes afiados. Se trata de  um peixe  extremamente veloz, encontrado em áreas de correntes, ou próximas as bocas de afluentes e lagos, na superfície ou  meia agua. A bicuda é muito agressiva, e não hesita em atacar varias vezes um streamer ou um Popper, incluído depois de uma curta fisgada, as vezes ao termo de espectaculares perseguições. O ataque explosivo deste peixe  é extremamente excitante. A sua briga, feita de numerosos saltos e arrancadas, é muito espectacular e pode esvaziar uma carretilha em um relâmpago. Com um peso medio de 1 até 2 quilos, a bicuda pode atingir 10/12 libras. O que faz dela um peixe esportivo de primeira ordem.

 

 a briga da bicuda

O material

A vara:

n° 8/9 , rápida de ação de ponta, com uma boa reserva de potencia.

A carretilha:

Modelo tipo baby-tarpão/permit com um freio a disco progressivo que permite a saída da linha sem trancar, para prever os saltos, arrancadas e corridas de tirar o fôlego da bicuda.

A linha:

Flutuante ou intermediate, segundo o nível da agua e  a velocidade das correntezas, de perfil "salt-water", "bass-bug taper".O líder deve ser terminado por um pedacinho de fluorocarbon 40 até 50 libras, por causa dos dentes afiados da bicuda. 







       grande bicuda do Alto Trombetas (foto Joss River)


A técnica:

A bicuda manifesta a sua actividade com grandes comoções na superfície, muitas vezes com rebojos e estouros. So tem que arremessar nestes alvos, e recuperar a mosca com alta velocidade. Quando  não se ve nada na superfície, procure as bocas de igarapes e lagos, particularmente a linha que divise as correntezas mais rápidas e mais lentas. São lugares privilegiadas das bicudas.

  bicuda gigante ( 99 cm!)

As moscas:

 Clousers deep minnow, seaducers, surf-candies, de cor clara em geral: verde, verde limão ( chartreuse), cinza prateada, bege, pérola, com bastante material brilhante ( flashabou, crystal flash, etc.). Anzol n° 1/0 até 3/0, e Também poppers em tamanho 2/0.


 

Page lue en 0,0155 seconde (5/0)