Pacus

PACUS

                     piarictus mesopotamus, piarictus brachysomus, myleus pacu da família dos characidaes







                               Grande pacu do alto rio Trombetas



Varias espécies cujos características morfológicas e  comportamentos semelhantes são agrupados sob o nome genérico de pacu. estes peixes gregários apresentam uma aparência física que lembre a da piranha, mas mais compacto e maciço. Segundo o ictiologista, os pacus são vegetarianos e comem principalmente frutas e sementes. Eles são geralmente encontrados na sombra das árvores frutíferas e palmeiras da beira dos rios, à espera da queda das frutas, engolindo como as trutas pegam as moscas. Os pacus também interessam-se ao capim que cresce nas rochas dos rios, mas não desdenham os peixinhos, caracóis da agua, camarões e caranguejos. Segundo os fatos, os pacus são em realidade onivoros, provavelmente com uma propensão vegetariana. Eles permanecem na águas rapidas, no meio das estruturas rochosas e em baixo das quedas d' agua.







                                 Pacu fisgado no fly



O material:

A defesa de um pacu lembra a do xareu, e quando se acha que o peso médio dele é entre 4 e 10 libras, com pesos extremos para as maiores espécies que podem atingir 50 libras, e óbvio que temos que tomar algumas precauções. Portanto, um robusto conjunto n° 10 com uma vara dura será a ferramenta perfeita para arremessar uma linha de alta densidade, necessária à prospeção em águas profundas e rapidas onde ficam geralmente os pacus, e também para animar as moscas e controlar a defesa teimosa e firme desses peixes.

Uma carretilha do tipo baby-tarpão/permit com um robusto freio a disco será indispensável para nos ajudar a concluir duras brigas com peixes grandes em poderosas correntes

As linhas:

As linhas do tipo " teeny nymph"com pontas a alta densidade são as melhores para a pesca do pacu em agua rápida e profunda.

Nas correntezas mais tranquilas, de profundidade media, uma linha de tipo " intermediate" pode ser o bastante.

A técnica:

A técnica consiste em prospectar as correntezas com linhas cujas densidades são adaptadas a profundidade e a velocidade das águas. Insiste particularmente na parte côncava das curvas do rio. E neste lugar que tem a maior concentração de comida veiculada pela corrente, sobretudo quando é imediatamente em baixo de árvores frutíferas. Deixe afundar a mosca e recupere lentamente com curtas paradas. Cuidado com o tremendo choque...

mosca semente ( montagem Luiz Fernando Pinheiro)

As moscas:

Modelos para o tarpão cujos cores e tamanho evocam os das frutas. As cores amarelo, laranja, preto, roxa,, parecem as melhores. Mas talvez imitações fieis de frutos e sementes atadas com pelos de veado sejam a panaceia... Alguns pescadores com mosca sul-americanos escolheram esta opção com um certo sucesso. E não esqueça utilizar um pedacinho de fluorocarbonio e de nylon duro na ponta do líder, pois se os dentes dos pacus não são tão cortantes  quanto os da piranha, eles são formidáveis molares capaz de moer frutas e sementes cujos caroços tem a dureza semelhante ao de uma azeitona.

 

pacu pegando uma frutinha flutuante


 

Page lue en 0,0226 seconde (5/0)